





NO CORAÇÃO DOS DEUSES



OS DRAGÕES




IRMÃOS GRIMM em quadrinhos


Nascido na localidade de Rosario, Pcia. de Santa Fé, Rep. Argentina.por Marcos Freitas
http://www.geocities.com/comentando/Cinema/cinema.html
Arturo Uranga é um dos seres mais criativos que já entre-vistei. Seu conhecimento técnico aliado a uma meticu- losidade e habilidade arte- sanal além de um embasamen- to cultural extraordinário fizeram deste Argentino de 65 anos um dos artistas mais requisitados do cinema e televisão da América Latina.
Pioneiro no Brasil na técnica de pintura em vidro p/super-imposição de imagens chama- da de MATTE-PAINTING, ele foi um dos responsáveis pelo visual futurista requintado- apesar do orçamento restrito- de "Princesa Xuxa e Os Trapalhões" ('88), e "O Trapalhão e a Luz azul"(2000) conta com sua assinatura, bem como a cenografia do aclamado "Noite" ('84), além do originalíssimo "Era Uma Vez..."('91), este último seu "debut" como diretor de longas.
Trapalhão e o Raio Azul" eu fiquei definitivamente traumatizado. Imagina, carregar e filmar vidros de quase dois metros de comprimento e um de altura até o alto das Agulhas Negras, três mil e tantos metros. Que experiência de pesadelo! Não morri de enfarte porque parece que Deus me ama, se bem não mereço. Jurei não pintar mais vidros na minha vida! E eu suplicando para fazer em CG, no meu humilde Pentium com ar condicionado e uma cervejinha na mão. Vai ver o "Copacabana"- atualmente em fase de finalização- de Carla Camuratti e veja do que é capaz ainda este dinossauro em CG.
ui- to meu in- consciente e durante a fase de criação eu o deixo fluir livremente, sem pudores, sem auto-cen- suras. Tanto quando pinto como quando faço cinema. Tudo quanto faço permite uma segunda leitura, e as conclusões que você tire, posso lhe assegurar, estarão certas. Eu gosto muito de Jung e sua teoria dos arquétipos. Eu trabalho com arquétipos.







